Home » Blog » Segundo dia do Fórum Catarinense de Cultura reforça debates sobre políticas culturais nos municípios
Turismo

Segundo dia do Fórum Catarinense de Cultura reforça debates sobre políticas culturais nos municípios

Durante esta quarta-feira (7), os participantes do XIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas fundamentais para a gestão cultural nos municípios, com uma programação repleta de oficinas temáticas. Promovido pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), o evento conta com o apoio da Prefeitura de Chapecó, da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc).

Seis oficinas, distribuídas durante a manhã e a tarde, abordaram temas como a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, a execução de recursos da Lei Aldir Blanc, fontes de financiamento, comunicação e difusão cultural, valorização da cultura popular e o potencial do audiovisual na economia dos municípios. As atividades foram conduzidas por especialistas da área e proporcionaram momentos de aprendizado coletivo e discussões conjuntas sobre a política pública da cultura nos municípios catarinenses.

A programação desta quarta também foi marcada pela entrega do Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural 2025, que reconheceu cinco experiências exitosas realizadas por prefeituras, associações de municípios e consórcios intermunicipais. Cada projeto vencedor teve a oportunidade de ser apresentado ao público do evento, evidenciando o impacto positivo de iniciativas locais no fortalecimento da cultura. Outro momento especial da noite é a posse da nova diretoria do Congesc, e a celebração dos seus 15 anos de atuação com uma homenagem aos ex-presidentes, valorizando o trabalho coletivo construído ao longo da última década e meia.

O Fórum segue até quinta-feira (8), com a tradicional leitura da carta final do evento e uma palestra de encerramento sobre a Segurança Jurídica a partir do Marco Regulatório do Fomento à Cultura, ministrada por Kizzy Collares Antunes, consultora jurídica junto ao Ministério da Cultura.

Fonte