Home » Blog » Prefeitura Municipal de São Gonçalo
Internacional

Prefeitura Municipal de São Gonçalo

Ações de bloqueio têm objetivo de imunizar contra sarampo, gripe e outras doenças

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo intensifica, a partir desta semana, as ações de bloqueio para reforçar a vacinação da população, em especial com os imunizantes tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e influenza (gripe). O objetivo é impedir o surgimento de casos de sarampo e alcançar as metas de vacinação, em especial da gripe, com a proximidade do inverno.

Nesta terça-feira (27), equipes da Coordenação de Imunização vão visitar o Condomínio Residencial Parque das Águas, em Alcântara, das 9h às 16h, para vacinar com os imunizantes tríplice viral , Influenza (gripe), hepatite B e Dt (difteria e tétano).   

    “A atividade fora das unidades de saúde faz parte da ação de bloqueio que acontece na cidade desde o início de abril. O objetivo da iniciativa é reforçar a vacinação contra o sarampo, bloqueando o retorno da doença. Para reforçar e aumentar os índices das outras vacinas e campanhas, outros imunizantes também estão sendo levados, dependendo de cada local”, explicou a coordenadora de Imunização, Ingrid Perni. 

     Desta terça-feira (27) até a próxima quinta-feira (29), a Coordenação de Imunização também estará no quartel do Corpo de Bombeiros, em São Miguel. Ainda nesta terça-feira (27), equipes da secretaria visitarão a Cadeia Pública Juíza Patrícia Lourival Acioli, em Guaxindiba; e na próxima sexta-feira (30), a fábrica da Loja Objetiva, no Mutondo. Na próxima segunda-feira (2), os servidores voltam ao Parque das Águas Empresarial.

   Desde o início de abril, as ações estão acontecendo em diferentes locais, como empresas, escolas, universidades, hospitais, áreas comerciais, praças públicas, locais de grande aglomeração e shoppings. A iniciativa é uma ação conjunta do Ministério da Saúde e Governo do Estado e outros oito municípios da Região Metropolitana do Estado. 

    O imunizante tríplice viral pode ser aplicado nos gonçalenses entre seis meses e 59 anos que ainda não estejam imunizados. A vacina contra a gripe está liberada para toda a população com mais de seis meses de idade. Já as vacinas hepatite B e Dt são aplicadas em públicos e idades específicas e de acordo com a caderneta de vacinação de cada indivíduo. 

    Vale lembrar que todos os imunizantes estão disponíveis em 61 salas de vacina espalhadas pela cidade. Nas unidades de saúde, as cadernetas de vacinação são avaliadas pela equipe, assim como a condição clínica do paciente para a aplicação das vacinas. Para se vacinar, basta levar a caderneta de vacinação, documento de identificação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Fonte