A valorização das boas ideias que transformam a cultura nos municípios catarinenses terá seu momento de destaque no XIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, em Chapecó, que começa amanhã (6) e vai até quinta-feira (8). A entrega do Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural 2025 acontece a partir das 20h desta quarta-feira (7), segundo dia de evento, e celebra ações exemplares de políticas públicas que fortalecem o setor cultural em Santa Catarina.
Promovido pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), o prêmio reconhece experiências bem-sucedidas em gestão cultural desenvolvidas por prefeituras, associações de municípios e consórcios intermunicipais. Ao todo, o prêmio reconhece cinco projetos, distribuídos em três categorias: formação cultural, circulação artística e integração regional.
Categoria 1 – Municípios: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a formação na área da cultura
1º lugar – Fundação Cultural de Rio do Sul
Projeto Estações Culturais – projeto de descentralização da cultura em Rio do Sul
2º lugar – Fundação Cultural de Navegantes
Projeto Fundação Cultural de Navegantes
Categoria 02 – Municípios: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a circulação artística
1º lugar – Município de Passo de Torres
Projeto Município de Passo de Torres
2º lugar – Município de Ituporanga
Projeto Circulação Artística e Leitura na Biblioteca Pública. Dr. Jorge Lacerda
Categoria 03 – Associações/Consórcios: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a integração dos municípios filiados à Associação ou Consórcios em torno de uma ação de promoção da cultura
Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) – Plano Regional de Cultura do Alto Vale do Itajaí/SC (ColCultura – AMAVI)
Além da entrega do prêmio, os vencedores terão dez minutos para apresentar seus projetos ao público do evento. O Fórum também conta com conferências, oficinas, apresentações culturais e a eleição da nova diretoria do CONGESC, que neste ano celebra 15 anos de atuação. O evento reúne centenas de profissionais do setor e reafirma a importância da articulação entre os municípios para o fortalecimento das políticas públicas de cultura em Santa Catarina.
Adicionar comentário